Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Um resgate precioso
Página publicada em: 15/11/2016
Manoel Hygino dos Santos
Até então inédito no Brasil, o uruguaio Francisco Espínola já vai marcando sua presença entre os brasileiros, antes mesmo do lançamento de seu romance "Sombras sobre a terra", que acontecerá dia 16 de novembro de 2016, em São Paulo, merecendo a atenção e o espaço em vários jornais do Brasil, como no "Hoje em Dia", de Belo Horizonte, onde, no dia 30/09/2016, o escritor e crítico Manoel Hygino dos Santos escreveu a resenha a seguir.
Minha amiga Ana Maria Fourcade Arenillas, que mora na rua Arenal Grande, em Montevidéu, ficará satisfeita e surpresa quando lhe der a notícia de que, em 16 de novembro, na Casa das Rosas, em São Paulo, será lançado um livro de seu patrício Francisco Espínola. Não me lembro de o pai de Ana Maria, poeta de belas qualidades, Enrique Romero, ter-se referido a "Paco" (o apelido), durante as longas conversas no tempo em que vivi na capital uruguaia.
 
Agora, Nicodemos Sena, escritor brasileiro nascido em Santarém do Pará, autor de excelentes qualidades, anuncia a edição de Sombras sobre a terra, de Espínola, que o selo editorial LetraSelvagem, sob o seu comando, decidiu apresentar ao Brasil.
 
O tradutor Erorci Santana, Ronaldo Cagiano, o conceituado escritor e crítico brasileiro, e Leonardo Garet, autor e professor uruguaio, um dos prefaciadores, discorrerão sobre o ficcionista da terra de Artigas.
 
Francisco Espínola nasceu em San José de Mayo, em 1901, em uma família de tradição blanca, conservadora, até que se inclinasse à esquerda, em 1962; sessenta e anos depois, portanto. Professor universitário, crítico literário e teatral, combateu a ditadura do presidente Gabriel Terra e sofreu prisão em Paso Morlán.
 
Sua vida e períodos da história de seu país e de sua gente caminharam juntos. Espínola gostava de falar, e o fazia aos amigos por muitas horas, para enlevo do reduzido grupo. A descrição de sua postura física e de sua maneira de ser diz bem de uma época que não mais existe: vestia-se sempre de escuro, com gravata e colarinho quebrado nas pontas, camisas condizentes com os trajes formais, fortemente engomado, aliás como aparecia nas fotos e nas caricaturas.
No entanto, gostava de anedotas e se aprazia em contar as que sabia. Morreu no momento apropriado, isto é, na madrugada de 27 de julho de 1973, quando a democracia uruguaia sofreu brutal atentado. Segundo um relato, choraram-no em silêncio, enquanto as marchas militares ocupavam a programação das emissoras de radio.
 
Gostaria de dizer que Alberto Zum Felde, principal crítico uruguaio da época, identificava semelhanças entre sua obra e Dostoiévski, o que já constitui um grande elogio. De fato, há algo em Espínola que lembra o autor de obras-primas como Crime e castigo e Gente pobre.
 
O resumo: Na narração, o protagonista é um órfão de pai assassinado e de mãe tuberculosa, que falece após longo sofrimento. No imenso e solitário casarão em que vive, Juan Carlos experimenta solidão psicológica e interior. Enfrenta os perigos do mundo, que se desenvolve à revelia de valores, e o personagem acompanha o rodas da carruagem da existência, sem nada poder fazer para amenizar suas dores e angústias, ou as de seus semelhantes.
 
Com a publicação de Sombras sobre a terra, Nicodemos Sena dá, mais uma vez, o testemunho prático de tornar público autores até aqui desconhecidos ou pouco conhecidos no Brasil ou no exterior. Silvana Tanzi, no semanário “Busqueda”, de Montevidéu, já trouxe um extenso comentário sobre a importância do editor para os autores subestimados pelas maiores editoras. Espínola bem o merece.
 
_____________________
* Manoel Hygino dos Santos é escritor e crítico literário, membro da Academia Mineira de Letras, autor de Consideraçõs sobre Hamlet, entre outros livros

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial
© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.