Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Peregrinações amazônicas
Página publicada em: 07/06/2016
Fernando Py
Uma viagem à Amazônia através do que de melhor já se escreveu "na" e "sobre" esse verdadeiro "continente" que é mais do que a metade do território brasileiro (resenha publicada originalmente na "Tribuna de Petrópolis", Petrópolis, RJ, 30.11.2012)
Recentemente, o ensaísta mineiro Fábio Lucas publicou Peregrinações Amazônicas – História, Mitologia, Literatura (Taubaté, SP;  LetraSelvagem, 2012). O volume nos revela as “melhores vozes” da região de florestas gigantescas e uma área de aproximadamente 4 mil rios que formam a maior bacia fluvial do mundo. Apesar de representar cerca de 60% do território pátrio, a Amazônia é ainda mal-conhecida dos brasileiros, embora bastante comentada. É um Brasil que provoca grandes preocupações – sobretudo quanto ao problema de meio ambiente – e é desde sempre cobiçado por nós e pelos estrangeiros.
 
Com fino critério de observação, análise e sensibilidade crítica, Fábio Lucas chama a atenção do leitor para lendas, navegações, exploração da borracha, pesca, madeira, gado e plantações de soja, mostrando como, de fato, o brasileiro em geral não mal conhece a Amazônia como também, até certo ponto, aceita sem refletir a visão simplista e deformadora dos turistas e aventureiros.
 
Nos três capítulos do livro, todos igualmente fundamentais, Fábio Lucas se reporta ao que já se pensou e escreveu “na” e “sobre” a Amazônia. Não apenas faz um levantamento histórico da região, mas estabelece um roteiro seguro, indispensável, para um conhecimento maior, seja existencial ou filosófico, dessa  Amazônia desconhecida do Brasil e do mundo, uma região sensível, pensante, inteligente, representada por escritores, poetas, ficcionistas, historiadores, sociólogos e filósofos de valor. Estuda prosadores e poetas como os amazonenses Márcio Souza, Thiago de Mello, Aníbal Bessa e Astrid Cabral, os paraenses Benedito Nunes, Inglês de Sousa, José Veríssimo, Benedicto Monteiro, Dalcídio Jurandir, Olga Savary e Lindanor Celina, o acreano Jorge Tufic, e até os maranhenses Ferreira Gullar, Nauro Machado e Arlete Nogueira Cruz, além de muitos outros.
 
Acima de todos, Fábio Lucas dedica ao fluminense Euclides da Cunha as quarenta páginas do capítulo II, elogiando, no autor de Os Sertões”, a atitude crítico-assimilativa em face da ciência estrangeira, mas também aponta seus erros, como o de considerar o sertanejo uma “sub-raça” e julgar o negro e o índio “raças primitivas”. De todo modo, o trabalho de Fábio Lucas merece uma leitura cuidadosa.
 
___________
*Fernando Py é poeta, crítico literário e tradutor brasileiro. Traduziu a íntegra da monumental obra proustiana Em Busca do Tempo Perdido (Ed. Ediouro, 2002, RJ)

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial
© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.