Cristovam Sena
Este autor de Santarém do Pará, Amazônia brasileira, aprendeu a amar os livros e prezar a cultura desde menino, ao ajudar o seu pai, o alfaiate Boanerges Lino Barbosa Sena, com primário incompleto, a montar, nos idos de 1950-1960, uma biblioteca no interior de sua residência, com livros adquiridos com dificuldade ou que seriam descartados pelos vizinhos. Boanerges gostava de ler, mas não tinha tempo para a leitura. Assim, por sugestão do pai, o pequeno Cristovam passou a ler para ele, sentado ao seu lado, enquanto ele costurava. (Continue lendo. Saiba mais sobre a vida e a obra de Cristovam Sena...)
Essa comovente história ainda haverá de inspirar a realização de um grande filme. (Continue lendo...)
Alfredo Guimarães Garcia
Alfredo Guimarães Garcia é o nome literário de Joaquim Alfredo Guimarães Garcia, paraense nascido em Bragança em 1961, um dos principais escritores da literatura amazônica contemporânea. Já publicou mais de 60 livros. É bacharel em Comunicação Social, com especializações em Teoria Literária (UFPA,1993) e Gestão Cultural (Senac-SP,2021), além de Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2005).
José Genoino
Um dos líderes mais emblemáticos da luta revolucionária de inspiração marxista-leninista surgidos no Brasil, no combate à ditadura militar de 1964, bem como, após a redemocratização do país em 1985, destacado negociador no Parlamento. (Saiba mais...)
Mateus Mendes
Um dos expoentes da nova geração de estudiosos brasileiros preocupados em entender e explicar, à luz da Ciência Política, as causas e os efeitos dos recentes fenômenos sociais que, a partir do início dos anos 2010, abalaram as relações humanas em escala planetária, com o crescente descrédito do sistema político representativo das democracias liberais, o aumento da desesperança dos "de baixo" e ascensão da extrema direita nazifascista. (Saiba mais...)
Oswaldo Coimbra
O compromisso do autor desta obra com o tema tratado nela, revelado na sucessão das fases temporais da sua produção, teve início quando Oswaldo Coimbra, um jovem adolescente, estudava no Seminário Metropolitano de Belém, instalado no conjunto arquitetônico de Santo Alexandre. O mesmo conjunto no qual, em seu palácio, habitava o arcebispo do Pará. Este compromisso atravessou toda a carreira profissional de Coimbra, ao longo dos últimos 50 anos. Em atividades exercidas no jornalismo de São Paulo, no magistério superior deste Estado, do Paraná, do Mato Grosso do Sul e do próprio Pará. (Continue lendo...)
Mauricio Salles Vasconcelos
Criador de universos situados muito além do que se pode chamar simplesmente de Literatura, um visionário que rompe com as fronteiras limitadoras de gêneros e épocas e recria a humanidade mergulhada pelas angústias e dilemas da presente era de caos e incertezas, realinhado, desde modo, a Literatura Brasileira ao que de mais novo e avançado se projeta na Literatura universal.
Ronaldo Cagiano
Escritor brasileiro dos mais fecundos, com obras publicadas e traduzidas em várias línguas. Poeta, prosador e crítico literário premiado, sempre conectado com as agruras e angústias do seu tempo...
Matheus Rodrigues Camargo
Matheus Rodrigues de Camargo nasceu em Capivari, interior de São Paulo, em 1977. Desde cedo exerce os ofícios de gráfico e editor. De trabalhar com textos e ler autores essenciais, como Dostoiévski e Bukowski, veio seu amor aos livros, à música e à cultura.
Fernando Mitre
Fernando Mitre (Oliveira, MG, 1941) iniciou sua carreira no jornalismo como repórter do jornal Correio de Minas (1963). Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio. Integrou a equipe que fundou o Jornal da Tarde (SP), onde foi diretor de redação por 13 anos. (Saiba mais...)
Carlos Pronzato
Carlos Pronzato é poeta, escritor, diretor teatral e cineasta/documentarista argentino/brasileiro. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e as lutas populares. (Saiba mais)
49 registros(s) encontrado(s)