Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Críticas

Fonte maior
Fonte menor
Sabedoria de Portugal
Página publicada em: 26/05/2018
Manoel Hygino dos Santos
Vida, costumes, história, política... A Amazônia brasileira sob a ótica do mineiro Fábio Lucas, que faz uma "viagem" ao Norte através da literatura. Leia, a seguir, o texto do crítico mineiro Manoel Hygino dos Santos, publicado originalmente no jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte-MG, 17.09.2012.
Quando se é criança e se estuda no curso primário ou fundamental, tem-se impressão de que a Independência do Brasil se deu como num passe de mágica. Guarda-se a imagem na memória do quadro famoso, que retrata D. Pedro I, às margens do plácido Ipiranga, erguendo o braço para declarar “Independência ou Morte”. Nada mais enganoso.
 
Até hoje nos esforçamos para conquistar a independência, embora mortes, numerosas, se deram para fazer do gesto do príncipe uma realidade. Houve reações em muitas regiões brasileiras, não apenas movimentos, embora isolados, aqui e ali. Na Bahia, por exemplo, há uma data para a independência, que não é o 7 de setembro.
 
Em Peregrinações Amazônicas, livro de Fábio Lucas, recentemente lançado pela LetraSelvagem, na coleção À Margem da História, evoca-se como repercutiu a Independência. O escritor mineiro, membro das academias de letras de nosso Estado e da paulista, com o brilho de sua inteligência e de seu saber, conta os fatos, chamando a atenção especificamente para a cobiça internacional sobre a Amazônia brasileira, que corresponde a 60% do território nacional.
 
Proximamente, irei ater-me a alguns aspectos do excelente livro que muito ensina em menos de 200 páginas. Diria até que, no feriado que passou, lendo-o, aprenderia mais em termos de história do que ao longo de cursos inteiros.
 
Convém ressaltar que o Pará dispunha de contato direto com Portugal. Era mais fácil dialogar e comercializar com Lisboa do que com o Rio de Janeiro. Poder-se-á, conferindo distâncias em um mapa, encontrar as razões.
 
A província do Norte foi a última a aderir à proclamação da Independência, o que se deu apenas em 15 de agosto de 1823 (quase um ano após o Ipiranga). Até então, vigiam as leis portuguesas.
 
Um interregno para as nações da Europa e para os Estados Unidos tentarem pôr mãos e pés no território descoberto por Cabral mais de 200 anos antes. Não teria sido difícil a invasão europeia ou dos americanos do Norte. Portugal, contudo, foi sabido, como registra Fábio Lucas: “Incapaz de ocupar todo o território e de explorá-los inteiramente, tudo fez para que ficasse distante dos outros povos, ocultando suas riquezas e vedando a sua exposição à navegação fluvial. Assim, Portugal fechou o Amazonas aos estrangeiros”. Azar deles, sorte nossa, que mantivemos inteiriça a terra brasileira.
 
 
__________________
*Manoel Hygino dos Santos é escritor e jornalista, membro da Academia Mineira de Letras

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Silas Corrêa Leite

Começou a escrever aos 16 anos, no jornal "O Guarani", de Itararé, no Estado de São Paulo. Autor do hino ao Itarareense e relator da ONG Transparência nas Políticas Públicas. Crê no humanismo e critica o "Brasil S/A". Vê a arte como instrumento de libertação (Manuel Bandeira); seus textos apresentam-se como um testemunho das amarguras de seu tempo de lucros globalizados e injustos e riquezas impunes de um neoliberalismo insano de privatarias e o inumano neoescravismo da terceirização.

Colunas e textos Selvagens

© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.