Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Colunas

Fonte maior
Fonte menor
Trilogia sobre futebol
Página publicada em: 13/02/2010
Lincoln Pinheiro Costa*
Fenômeno político, econômico e social, o futebol não se resume a uma disputa entre 22 homens, sobre isto reflete o Juiz Federal Lincoln Pinheiro Costa
Este ano veremos novamente uma curiosa demonstração de patriotismo que se repete a cada quatro anos, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol.
 
Pessoas que no cotidiano demonstram pouco amor pelo país, falam mal do nosso povo e de nossa cultura, de repente se vêem tomadas por um acesso de brasilidade, enfeitam seus carros, suas casas e se preparam para defender o Brasil na frente da televisão.
 
Esse patriotismo com data marcada sempre foi aproveitado politicamente por regimes autoritários.
 
Em 1970, enquanto muitos brasileiros eram torturados nos porões da ditadura, o Regime pegava carona na popularidade da seleção canarinho.
 
Em 1978 foi a ditadura argentina que procurou faturar politicamente com o título conquistado pela seleção dirigida por Cezar Luiz Menotti.
 
A verdade é que o futebol profissional não se resume a uma disputa de 22 homens por uma pelota de couro: é um fenômeno político, econômico e social.
 
Ao longo do tempo, fruto destas reflexões, elaborei três artigos abordando estas três facetas do futebol, que agora reúno aqui no site da LetraSelvagem.
 
Em agosto de 2001 escrevi o primeiro artigo, intitulado “Serra Dourada, Vinte Anos”, analisando pelo prisma político o maior crime da história do futebol brasileiro.
 
Em maio de 2009, ao iniciar minha colaboração no Portal Fala Bahia (www.portalibahia.com.br/falabahia), publiquei o artigo “Pelo Fim dos Campeonatos Estaduais”, no qual dissertei sobre futebol pelo aspecto econômico.
 
Para completar a trilogia, publico agora o inédito “Futebol não é só a bola”, discorrendo sobre o futebol como fenômeno social.
 
Espero com estes artigos contribuir para que o esclarecido leitor que acessa o site da LetraSelvagem reflita sobre a importância do futebol para os brasileiros.
__________________
Lincoln Pinheiro Costa é Juiz Federal em Belo Horizonte e ex-Procurador da Fazenda Nacional em  Salvador. É graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. É membro do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia. http://twitter.com/lincolnpinheiro

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial
© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.