Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Obras Selvagens

Fonte maior
Fonte menor
A Inquisição na América
Página publicada em: 16/06/2023
Dirce Lorimier Fernandes - R$70,00 (200 pág.)
R$ 70,00
Comprar agora
Dirce Lorimier Fernandes escolheu estudar a Inquisição tendo como referência duas distintas sociedades coloniais, a da Nova Espanha (México) e a da América Lusitana, no período da Monarquia Dual, ou seja, quando entre 1580 e 1640 castelhanos e portugueses estiveram sujeitos aos mesmos Reis Filipes. Queria entender as normas e as práticas com as quais os representantes do Santo Ofício atuaram, num e noutro lugar. Dirce começa a cultivar o sempre fértil canteiro da História. (Leia na íntegra, a seguir)
Imagem
Já na Introdução, lança a grande questão que norteará seu estudo: “Como devemos entender o fenômeno inquisitorial na América, suas normas e práticas?”. Pois, tal como nos ensina Fernand Braudel, todo tema de história requer um problema, e este é o seu. Para resolvê-lo, debruçou-se sobre os cartapácios processuais, no México e em Portugal, percorreu manuscritos e impressos em instituições brasileiras e, com engenho, soube ouvir os temores dos acusados, as sutilezas das testemunhas e as artimanhas dos inquisidores. Deixou que através das amareladas folhas seus personagens lhe contassem as doídas tramas. Afinal, estava manuseando a nauseabunda monotonia desta literatura de ódio, para usar as palavras de Charles Boxer.
Mas não importa. Tanto no México como no Brasil, seja por meio de tribunais ou de visitações, os inquisidores ibéricos usaram o cetro que lhes ofereciam os Regimentos, e fizeram pessoas comuns se transformarem em feiticeiros e bruxos, tal como a autora nos mostra, ao penetrar em diferentes documentos inquisitoriais, nos quais estudou.
Deixemos, porém, que a autora, com muito mais propriedade do que eu, nos conte as histórias deste órgão ordenador da sociedade católica colonial, no tempo em que os Filipes de Habsburgo reuniam em si o poder temporal e espiritual, e governavam os ricos impérios ibéricos. (Texto das orelhas, de Maria de Fátima Costa)
 
Adquira o livro AQUI.

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Fábio Lucas

Professor, ensaísta, tradutor, crítico e teórico da literatura, lecionou em seis universidades norte-americanas, cinco universidades brasileiras e uma portuguesa. Dirigiu o Instituto Nacional do Livro em Brasília, bem como a Faculdade Paulistana de Ciências e Letras. É autor de mais de 50 obras de crítica e ciências sociais. Considerado um dos mais importantes críticos e conferencistas internacionais de literatura brasileira.

Colunas e textos Selvagens

© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.