Editora LetraSelvagem

Editora e Livraria Letra Selvagem

Literaura Brasileira

Os melhores escritores do Brasil

Ricardo Guilherme Dicke

Romance, Poesia, Ficção

Deus de Caim

Olga Savary

Nicodemos Sena

Edivaldo de Jesus Teixeira

Marcelo Ariel

Tratado dos Anjos Afogados

LetraSelvagem Letra Selvagem

Santana Pereira

Sant´Ana Pereira

Romance

Nicodemos Sena

Invenção de Onira

A Mulher, o Homem e o Cão

A Noite é dos Pássaros

Anima Animalista - Voz de Bichos Brasileiros

A Espera do Nunca mIas (uma saga amazônica)

O Homem Deserto Sob o Sol

Romancista

Literatura Amazonense

Literatura de Qualidade

Associação Cultural Letra Selvagem

youtube
Destaque Cadastre-se e receba por e-mail (Newsletter) as novidades, lançamentos e eventos da LetraSelvagem.

Colunas

Fonte maior
Fonte menor
A força da poesia de Olga Savary
Página publicada em: 05/07/2008
Alfredo Garcia*
Sobre o "estranho silêncio" dos paraenses sobre a também paraense Olga Savary, considerada pela crítica uma das mais importantes poetas do Brasil (texto publicado na revista "Via Pará")
Aos 75 anos de idade, com a bagagem cultural de quem já conseguiu 40 prêmios nacionais em literatura de respeitadas instituições como a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Câmara Brasileira do Livro (já ganhou o ambicionado Jabuti), Academia Brasileira de Letras (ABL) e União Brasileira de Escritores em São Paulo e Rio de Janeiro, e integra 950 livros como poeta, ficcionista, ensaísta, antologista, tradutora e jornalista, a escritora Olga Savary lança o seu 19º livro de Poesia.

Geminiana autêntica, nascida em Belém no dia 21 de maio, filha de pai russo (Bruno Savary) com ascendência francesa, alemã e sueca, e de mãe paraense, Célia Nobre de Almeida, de Monte Alegre, Olga Savary vem construindo paulatinamente na Literatura Brasileira uma obra de inigualável qualidade, como poucos autores paraenses realizaram. Por isso se estranhar tanto silêncio local sobre a sua obra – desconhecimento tácito ou anemia intelectual latente? – seja de leitores comuns, bem mais das academias.
 
Uma oportunidade de romper o silêncio é ler este Anima Animalis – Voz de bichos brasileiros (LetraSelvagem, 152 páginas, 2008), uma notável coletânea de poemas da escritora que traz “liberdade, sedução, arte, mistério, ciência, adaptação, sonho, erotismo, pensamento, morte. E vida.”, segundo escreve Christina Ramalho no prefácio do livro. São nove hai-kais e um poema longo que compõem a publicação. Com um detalhe: todos traduzidos para cinco línguas ao menos. Nos hai-kais, segundo destaca Jorge Wanderley, poeta, ensaísta e professor de Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a autora trabalha de forma minimalista em gênero que exige a concentração do elemento poético, da “inteligência, sensibilidade e domínio da disciplina formal”.
 
Tudo isso Olga Savary possui de sobra. Falta mesmo os leitores do Pará adquirirem e lerem seus livros, afinal para boa parte a autora ainda é uma ilustre desconhecida – e quem perde com isso são eles e não a escritora. Uma amostra da força poética de Anima Animalis é este hai-kai intitulado “Peixe”: “Vi o rio nascer/ da minha guelra e nela / armadilho o mar”.
 
_____________
*Alfredo Garcia é escritor, professor e jornalista de Belém do Pará, autor, entre outros, de O livro de Eros (Ed. Cejup)                                                              

Faça seu comentário, dê sua opnião!

Imprimir
Voltar
Página Inicial

Autores Selvagens

Autor

» Hernâni Donato

Hernâni Donato já foi chamado de "o homem dos sete instrumentos". Isto porque, aos 89 anos de idade, membro da Academia Paulista de Letras, é autor de mais de 70 livros, nos mais variados campos da atividade humana, indo da literatura infanto-juvenil à biografia, da historiografia aos costumes, da pesquisa à divulgação científica. Entre as numerosas traduções que realizou, destaca-se a da "Divina Comédia", de Dante Alighieri, em prosa e para divulgação entre o povo. Mas foi no romance que se deu a perfeita combinação do observador minucioso, na linha do cientista social, com o escritor de estilo claro e elegante. É o autor de "Selva Trágica", "Chão Bruto", "Rio do Tempo", "O Caçador de Esmeraldas" e "Filhos do Destino", sucessos editoriais nas décadas de 1950 e 60. Alguns críticos, como Abdias Lima (“Correio do Ceará”, 2/2/1977, Fortaleza, CE), aproximaram Hernâni Donato de Erskine Caldwell e John Steinbeck, a geração norte-americana da revolta, o Caldwell de "Chão Trágico" e o Steinbeck de "As Vinhas da Ira".

Colunas e textos Selvagens

© 2008 - 2021 - Editora e Livraria Letra Selvagem - Todos os Direitos Reservados.